Edital para as vagas de 2020

Senhores Responsáveis,
Comunicamos que o processo seletivo para o Instituto João Alves Affonso para o ano letivo de 2020 estará aberto a partir de 1/07/2019 , contando com 25 vagas para alunos da Pré-escola II e caso haja vagas para outras turmas os candidatos deverão cumprir os mesmos requisitos.
O ISAI se reserva o direito de não completar as vagas disponíveis, caso os candidatos não se adéquem aos critérios.
A faixa etária será de acordo com a legislação vigente.

I- Quem somos:

Somos uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos que atua na área da educação há mais de 189 (cento e oitenta e nove) anos e atendemos anualmente cerca de 191 crianças de 5 (cinco) a 10 (dez) anos de idade, mantendo a oferta de educação básica regular e presencial totalmente gratuita, com fornecimento de uniforme, material didático e alimentação.

Comprometidos com os princípios de liberdade e com os ideais de solidariedade humana, temos por finalidade o desenvolvimento integral e harmônico de nossos alunos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de seu preparo para o exercício da cidadania, num esforço conjunto com família e comunidade.

II- Descrição do processo seletivo

No ano de 2020 estão disponíveis 25 (vinte e cinco) vagas para a modalidade Pré- Escola II e caso haja vagas para outras turmas os candidatos deverão cumprir os mesmos requisitos.
O ISAI se reserva o direito de não completar as vagas disponíveis, caso os candidatos não se adéquem aos critérios.
A faixa etária será de acordo com a legislação vigente.

O processo seletivo se dará em quatro fases, conforme abaixo descrito:

1ª Fase: Formulário de perfil socioeconômico
Análise do perfil socioeconômico do candidato que deverá preencher o formulário para processo seletivo (anexo I) e atender aos seguintes requisitos, conforme determinado pela Lei 12.101/09, quais sejam:
1. Renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário-mínimo;
2. Encontrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica de acordo com os requisitos de condições de moradia, quantidade de irmãos, trabalho dos genitores, entre outros descritos no formulário mencionado;
3. Possibilidade de comparecimento às atividades escolares em função da proximidade da residência;
4. Limite de vagas oferecido neste edital

2ª Fase: Análise dos formulários de perfil socioeconômico

A análise se dará pelo corpo administrativo da instituição que é livre e desimpedido de qualquer vinculação política, religiosa, moral ou pessoal e selecionará os candidatos de acordo com os requisitos mencionados nas exigências da 1ª Fase.

3ª Fase: Entrevista com Assistente Social

Após a análise do formulário mencionado, os selecionados passarão por entrevista com assistente social para análise e validação dos dados mencionados no formulário.

4ª Fase: Dinâmicas em grupo no ambiente escolar

A quarta fase consiste em uma dinâmica em grupo no ambiente escolar. Nessa dinâmica, varias atividades serão propostas e observadas pela equipe técnico pedagógico.

III- Das inscrições

A inscrição será efetivada mediante a entrega da documentação solicitada no presente edital até o dia 19/07/2019 na portaria da escola.
O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos neste Edital implicará no cancelamento da inscrição e, como conseqüência, o impedimento de participação do candidato no processo seletivo.

A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste Edital.

É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento dos dados de inscrição, mesmo quando feito por seu representante.

IV- Da reserva de vagas

O ISAI, instituição mantenedora do Instituto João Alves Affonso, garante aos empregados, que se enquadrem nos requisitos acima mencionados, a preferência à candidatura das vagas disponibilizadas em relação ao público em geral.

Os alunos matriculados nos anos anteriores e que continuem a cumprir os requisitos exigidos pelo presente edital também possuem preferência na obtenção das vagas.

V- Dos documentos exigidos:

Caso seja selecionado para a segunda fase do processo seletivo, na data agendada para entrevista, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

1. Carteira de identidade e CPF do responsável
2. Comprovante ou declaração de renda
3. Comprovante de residência emitido por concessionárias de serviços públicos
4. Comprovante de pagamento de aluguel, se for o caso
5. Certidão de nascimento do candidato à vaga
6. Declaração de escolaridade do candidato.

VI- Da comprovação semestral de situação socioeconômica

Em razão da função social a que se destina à Instituição, bem como dos requisitos de Lei que deve cumprir para manutenção de suas atividades, a família deverá comprovar semestralmente que permanece em situação socioeconômica similar à descrita no momento da matrícula.

Após a inscrição no presente processo seletivo, o Responsável fica ciente de que autoriza visita domiciliar de Assistente Social na residência declarada pelo candidato.

VII- Da manutenção da matrícula

Para manutenção e renovação da matrícula, além de cumprir com os requisitos socioeconômicos descritos no presente edital, o candidato fica ciente de que deverá cumprir com as seguintes obrigações previstas no regimento interno e neste edital.

Fica reservado à instituição o direito de não realizar ou renovar as matrículas de alunos que não se adequem ao perfil socioeconômico, quando ocorrer conflito entre a filosofia educacional e os objetivos do Instituto João Alves Affonso e da família, em detrimento do desempenho acadêmico e/ou sócio-emocional, bem como da segurança moral ou física do aluno, de outros alunos ou do funcionamento do instituto.

VIII- Do resultado

A escola entrará em contato com os responsáveis pelos candidatos selecionados. Nesse contato será informado os procedimentos necessários para a efetivação da matrícula.

2019-06-17T14:52:46-03:00